Informe Lex
 |  Página Inicial  |  Faça a sua consulta  |  Cadastro  |  Contato  |  E-mail Senha  |  Esqueceu sua senha?  |
 
Comentários
 

Destaques do 2º dia do 18º CBC

 
 
 
 
 
O maior e mais importante evento da Classe Contábil, que acontece em Gramado (RS), de 24 a 28 de agosto, teve em seu segundo dia de trabalho a discussão de temas como Convergência Contábil, Responsabilidade Socioambiental, Empreendedorismo e outros, além da apresentação dos dois Estados candidatos a sediar o 19º CongressoBrasileiro de Contabilidade
 
 
Autoridades internacionais discutem os desafios da convergência
 
O painel magno, realizado na noite de ontem (25), reuniu quatro autoridades conhecidas internacionalmente para apresentar aos congressistas reflexões sobre os desafios brasileiros da convergência aos padrões internacionais. Sob a coordenação da presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, participaram do painel o presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Agustín Lizardo; o presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Fermín del Valle; o presidente do Conselho Consultivo de Normas do Comitê Internacional de Padrões Contábeis - IASB, Nelson Carvalho; e o curador da Fundação IASCF (vinculada ao IASB), Pedro Malan.
 
Em sua exposição, o presidente da AIC, Agustín Lizardo, reforçou a necessidade de se adotarem normas contábeis internacionais para potencializar a inserção dos países da América Latina na economia globalizada e, ainda, convocou os contabilistas a buscarem atualização para corresponder às novas demandas profissionais. "Nosso desafio é fazer com que os profissionais e as instituições de ensino estejam cada vez mais preparados para que não se frustrem ao se depararem com a nova realidade internacional que se estabeleceu", afirmou.
 
Fermín del Valle, por sua vez, elogiou o empenho do CFC na concretização da convergência. "O CFC é um dos organismos mais importantes da América Latina e do mundo em relação a esse trabalho". Para o presidente da IFAC, o padrão IFRS traz uma evolução representativa no que diz respeito à confiabilidade dos balanços contábeis. "A convergência irá contribuir para aumentar a credibilidade da nossa classe", disse, acrescentando o papel importante que tem sido desempenhado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pelo Comitê Gestor da Convergência no Brasil.
 
O professor Nelson Carvalho destacou alguns desafios a serem enfrentados pelo País no caminho da convergência ao padrão contábil internacional. Um deles, segundo Carvalho, é o problema da educação pós-IFRS, que irá necessitar de ensino de contabilidade internacional, mantendo-se, ao longo do tempo, uma visão prospectiva. Para ele, isso poderá demorar muitos anos para se tornar efetivo.
 
"A convergência das normas é cada vez menos um tema controvertido", afirmou o ex-ministro da Fazenda (1995/2002) Pedro Malan, explicando que não tem retorno o caminho da convergência a um padrão global. Assim como Fermín del Valle, Malan elogiou o esforço que tem sido feito pelo CFC e pelas demais entidades componentes do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
 
 
Responsabilidade Social
 
Outro tema de relevância nacional abordado no 18º Congresso foi o da responsabilidade socioambiental do sistema contábil. No painel, que contou com a coordenação do jornalista Serginho Groisman e participação do presidente do Instituto de Cidadania Fiscal (ICF), Eduardo Araújo, da gerente setorial de Responsabilidade Social da Petrobras, Sue Wolter Viana, e da presidente da Cooperativa de Catadores de Lixo "100 Dimensão", Sônia Maria da Silva, ficou claro que, com o comprometimento dos contabilistas em estimular a prática de ações sociais em todas as organizações, será possível contribuir para a real transformação do País. Também foram abordados temas como reciclagem de lixo, qualidade da aplicação dos recursos públicos e sobre a importância da publicação do Balanço Social, que se torna uma prestação de contas para a sociedade em geral.
 
 
TI na Contabilidade
 
Já a questão da revolução tecnológica foi a principal pauta do painel "Demonstrações Contábeis Eletrônicas e o XBRL", apresentado pelo doutor em Administração Edson Luiz Riccio e pelo contabilista e especialista em Tecnologia da Informação (TI), Homero Rutkowski. Sob a coordenação do presidente do Ibracon, Francisco Papellás Filho, os especialistas explicaram os mecanismos da tecnologia XBRL, que visam uniformizar o intercâmbio das informações financeiras e contábeis por meio de uma linguagem específica que transforma relatórios financeiros em arquivos digitais.
 
Implementaçãodas IFRS no Brasil
 
Neste painel foram discutidos os desafios, as dificuldades e as oportunidades da implementação das IFRS no Brasil. O professor Jorge Katsumi Niyama foi o coordenador da mesa e, como palestrantes, o chefe do departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Amaro Luiz de Oliveira Gomes, e o diretor corporativo contábil do Grupo Gerdau, Geraldo Toffanello.
 
A mudança de cultura dos profissionais da contabilidade ainda é a principal dificuldade para a convergência das normas internacionais. Desta forma, os painelistas foram unânimes em destacar a questão dos investimentos em capacitação e a importância da atualização diária. Outro ponto é que a implementação das IFRS leva a uma integração dos mercados financeiros internacionais e a uma estabilidade financeira. Durante sua apresentação, Amaro Gomes disse que o desafio maior é que as normas são baseadas em princípios, o que fornece mais responsabilidade e julgamento aos profissionais contábeis. No Grupo Gerdau, a adoção das IFRS proporcionou 60 ajustes nas Demonstrações Financeiras. Geraldo Toffanello destacou a utilização das normas na estrutura gerencial para as tomadas de decisões como um dos pontos de maior dificuldade de adaptação para a empresa.
 
 
Empreendedorismo no Setor Contábil
 
O painel Empreendedorismo no Setor Contábil - um Novo Tempo para os Negócios e para o Brasil contou com os palestrantes Eduardo Lara e Silva, conselheiro do CRC de Minas Gerais e consultor de micro e pequena empresa, e Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, sob a coordenação de João de Oliveira e Silva, conselheiro do CFC. Os palestrantes apresentaram aos congressistas reflexões sobre o empreendedorismo do contador enquanto empresário e consultor de empresas. Lara e Silva apresentou o cenário atual, os desafios, as características e os principais fatores que determinam o sucesso dos empreendedores contábeis. Bruno Quick falou sobre a realidade das micros e pequenas empresas (MPEs), sobre a Lei Geral e outros temas. Ele citou, inclusive, dados de uma pesquisa do Sebrae que apontou o contador como o profissional que pode fazer a diferença para as MPEs.
 
Homemagem
 
Ao final deste Painel, foi feita uma homenagem à contabilista Marta Arakaki, pelos primeiros trabalhos realizados no sentido de aproximar o CFC e o Sebrae para a realização do Programa Contabilizando o Sucesso. "Quando fiz parte do Conselho do Sebrae, percebi o quanto a entidade precisava da nossa classe", lembrou, emocionada, Marta Arakaki ao receber a homenagem.
 
 
Fonte: Notícias CFC - 27/08/2008
 
| Voltar |